A quarentena em decorrência do coronavírus alterou o ritmo de trabalho de muitas pessoas. Algumas delas tiveram que reinventar seus negócios para atender de forma remota, como os serviços de delivery e online, como os demais serviços.
No meu caso, o home office é uma realidade desde a greve dos caminhoneiros em 2018. Tinha uma equipe em BH que atuava comigo em meu outro negócio, a LEC Comunicação, que se revezava em uma sala e, devido à falta de transporte público, todos tiveram que trabalhar de suas casas.
Atualmente, tenho um escritório mas a maioria fica de suas casas e fazemos reuniões semanais, sem contar que, na área de comunicação, a internet sempre está a nosso favor. Assim, com a quarentena, continuamos a trabalhar continuamente, sem interromper nossos processos. E estou criando novos produtos e, claro, estudando muito. Estamos sempre em contato com nossos clientes pelo whatsapp e fazemos ligações remotas diariamente.
De acordo com o coach e colunista do Curta Lagoa, Luís Antônio, o mais importante ao se trabalhar em casa é manter a disciplina e o foco.
Como estamos em um ambiente agradável e aconchegante, tudo nos leva a distração. É importante mantermos a rotina de nos arrumar, separar o material de trabalho e…. sentar na frente do computador!!!
Ele conta que, ao longo de minha jornada profissional, muitas vezes teve a oportunidade de trabalhar remotamente. Neste período de isolamento social o home office passou de alternativa para ao contínuo.
No primeiro instante que me deparei com essa nova realidade busquei me planejar. Primeiro defini os horários em que faria meus atendimentos e os horários de produção de conteúdo. Em seguido organizei o espaço onde iria trabalhar, no caso meu escritório. Um ponto importante foi a criar uma congruência com as atividades da minha casa. Como estamos todos em casa, minha esposa e eu nos revezamos com meu filho e também na rotina dos afazeres. Para que quando estivesse atendendo não houvesse barulho ou distrações tudo foi combinado antes.
Ele está usando ferramentas da internet para poder vender e se comunicar. Hoje realiza chamadas de vídeo via WhatsApp e Skype. Outro aplicativo que está ajudando é o Google Calendar, que auxilia na programação de seus atendimentos e também a nas atividades administrativas.
Outra pessoa que se reinventou no home office foi a designer de interiores, Lucilene Bredoff . Segundo ela, home office é uma tendência, mas diante da situação do Brasil e no mundo virou uma necessidade.
Sou especialista em criar ambientação para melhor a qualidade do trabalho através de móveis planejados e iluminação adequado e indicações de cadeiras ergonómicas corretas. O mais importante é conseguir um cantinho onde se possa ter privacidade e cumprir necessidades diárias respeitando intervalos de refeições e ter hora para começar e finalizar as tarefas diárias .
Para ela, a oportunidade de trabalhar em home office está lhe ajudando a diminuir despesas, principalmente de deslocamento, mas ressalta que estão aumentando as despesas de água ,luz internet e que elas devem ser consideradas no orçamento.
Acredito que mesmo que não possamos ter contatos presenciais com os nossos clientes, podemos ter reuniões através de aplicativos e gerar novas oportunidades de negócios . Nós somos agentes de transformações.
Para Priscila do Vale, Psicopedagoga do Centro Educacional Emília Ferreiro, o afastamento social pegou todos de surpresa e o afastamento da família, amigos e do trabalho foi algo difícil de assimilar. Ainda segundo ela, a saudade dos nossos alunos só aumentava e uma dúvida surgiu: o que fazer para estar com os pequenos de maneira segura e divertida?
Assim, entrou a Educação à Distância (EAD) na Educação Infantil, prática não muito comum para crianças no ensino.
Dessa forma, tudo aconteceria virtualmente, inclusive as orientações pedagógicas aos professores. Tivemos que nos readaptar e se reinventar nesse novo modelo de educação. A nossa equipe passou horas estudando, produzindo atividades que pudessem ser feitas com os materiais que temos em casa! Produzimos materiais de qualidade e disponibilizamos por e-mail 2 vezes por semana. Produzimos vídeos educativos, de contação de histórias e também musicais. Descobrimos novas habilidades, habilidades estas que nem imaginávamos ter! Lidar com o desconhecido tem nos feito crescer tanto âmbito pessoal, quanto no profissional.
No grupo de pais no Whatsapp, a equipe recebe elogios, sugestões e muitos recadinhos carinhosos das crianças., o que fortalece ainda mais a parceria entre a escola e as famílias.
Para Natália Gomes, terapeuta e educadora emocional , não existem barreiras quando o assunto e saúde mental, e a tecnologia está a nosso favor! Com o home office ela pode expandir meu negócio, inclusive para atendimentos de clientes que estão em outros países! Os atendimentos online não têm o abraço caloroso, mas tem as sensações de leveza e ancoramento diante de qualquer situação.
Todos os clientes se adaptaram muito bem, afinal tratamento emocional virou prioridade e a praticidade e o aconchego da casa do paciente proporcionam bem estar durante o processo. Durante estes últimos dias percebi um nicho que não prestava os meus serviços, que são as pessoas de pouca mobilidade física, agora consigo atendê-los e expandir a educação emocional para o mundo! A rotina é simples e já faz parte do nosso dia a dia, existem diversas plataformas que auxiliam para estes encontros. E a iluminação? A da própria pessoa já é o suficiente!
Para Patrícia Nascimento, terapeuta holística, o período de quarentena trouxe novas demandas e a oportunidade de desenvolver o trabalho como terapeuta online.
Eu já trabalhava através de atendimentos a distância, mas somente com sessões de Reiki. Essas sessões beneficiavam
principalmente o atendimento de crianças que tinham dificuldade de ficar quietinhas na maca. Com o início da quarentena percebi a necessidade de acolher e apoiar meus clientes e que muitas outras pessoas estavam também precisando desse aporte nesse momento de insegurança. Resolvi fazer alguns vídeos e depois disso parti para os atendimentos online. Me surpreendi com o resultado. Confesso que antes achava que esse tipo de atendimento geraria muitas restrições, mas não foi isso que aconteceu. Inclusive abriu mais possibilidades e me estimulou a desenvolver outros projetos.
A fotógrafa Chris Magalhães conta que neste momento muitas coisas mudaram, a primeira foi a parada imediata de pedidos de orçamentos, adiamentos de trabalhos, incertezas de todos os lados. Segundo ela, no estúdio continuam fazendo trabalhos para entregas de clientes, seleções, tratamentos de imagens, diagramações de álbuns e revistas e nas horas vagas estão estudando ou fazendo ações sociais como as Lives quase que diárias para ajudar tanto clientes, como amigos e familiares de várias formas para enfrentar de frente esta crise.
Posso citar várias coisas ruins que a pandemia trouxe, como ver clientes com as portas fechadas e adiando contratos, alguns mandando embora e até fechando seu ponto físico. Como foi difícil tomar a decisão de não fazermos trabalhos por um período com gestantes e pessoas como ensaios pré- wedding ou modelos mas principalmente apesar da Associação Brasileira de Recém Nascidos aceitar se manter os ensaios, visto que tomamos todas as medidas de segurança e higiene exatamente como é feita em hospitais, que aplico desde o início de minha carreira. Suspender esses ensaios foi sem dúvida umas das coisas mais difíceis e com tudo isso, claro que tivemos queda nas finanças.
Mas em contra partida, se formos falar de coisas boas, diria que tenho uma lista maior, além de pessoas se unindo, querendo ajudar umas às outras, Neste momento estamos tirando da gaveta alguns antigos projetos como passar as aulas presenciais para dar aulas online, ampliar o leque de clientes de produtos, afinal os empresários que antes não faziam vendar online hoje estão se reinventando e precisando de imagens profissionais de qualidade. O maior aprendizado de tudo isso foi perceber que o Covid-19 veio pra sacudir o mundo inteiro.